top of page

Quem Sou

Um percurso pouco convencional: 

em busca de mim, trilhei esse caminhos até você

Nasci no Rio de Janeiro, mas vivi (e renasci) em tantos outros lugares que todos eles passaram a ter igual importância na minha vida.

Essas andanças foram motivadas por amplas e intensas buscas por me conhecer melhor, por entender a minha existência e o que há para além dela. 

Ao longo desse processo de buscas e descobertas, a cada dor e trauma que eu conseguia liberar, se firmava em mim o desejo de usar tudo o que vinha aprendendo para ajudar outras pessoas a se curarem.

A vida, sábia como sempre é, foi sinalizando caminhos: abrindo e fechando portas, permitindo que eu firmasse meus estudos até que me sentisse pronta a começar essa jornada de trabalhar para além de mim.

A Mettaterapia é o resultado da soma dessas buscas. Com ela, eu tenho conseguido buscar as melhores formas de dar a mão a cada pessoa, respeitando o seu momento e suas motivações, para avançarmos juntas na direção de uma vida mais plena e mais leve. 

É um desafio enorme sintetizar esse percurso tão pouco convencional (especialmente para uma virginiana), mas considero importante compartilhá-lo para que vocês compreendam os fundamentos que me inspiraram a dar nascimento ao trabalho que realizo.

image.png

Ponto de partida: Medicina Chinesa & Terapias Integrativas 

Foi nesse enorme conjunto de saberes que encontrei meu ponto de partida na busca por autoconhecimento. 

 

Para entender melhor como funcionam os mecanismos de somatização e liberação, recorri a formações em Medicina Chinesa, mais especificamente em:

- Fitoterapia e Terapia Quântica floral

- Aplicação de Cones (Terapia Térmica Auricular)

- Auriculoterapia

- Ventosaterapia e Moxaterapia.

 

A experiência com cada técnica ia promovendo novos saberes e, com eles, o desejo de abrir outras portas. Nesse fluxo, vieram as formações em: 

- Terapia Crânio Sacral

- Massoterapia associada a técnicas para harmonização dos chakras

- Cromoterapia e Cristais

- Radiestesia e Radiônica aplicadas a terapias naturais

- Radiestesia terapêutica

- Reflexologia craniana, podal e manual

- Massagem Indiana associada a técnicas de meditação e yoga.

 

Adicionalmente, duas formações de maior fôlego foram muito importantes:

- Terapia de Alinhamento Energético, no método de Cura Interior, desenvolvido por Ernani Fornari e Gabriela Carvalho.

- Master Choa Kok Sui Pranic Healing Course, que fiz no Institute for Inner Studies, em Los Angeles, California.

 

Aos poucos, fui percebendo que não fazia sentido aplicar todo esse conhecimento somente aos meus processos...

As medicinas da floresta expandem e trazem o chamado de compartilhar

O contato com as medicinas xamânicas provocou um salto exponencial na minha visão da existência: abriu um campo de estudo e pesquisa sobre as múltiplas dimensões da realidade e como a nossa vida é afetada pela desarmonia das dimensões sutis e ocultas.

 

Depois de uma experiência com a medicina da ayahuasca no Brasil, em 2015 parti para os Estados Unidos e Havaí para uma série de Vision Quests conduzidas pelo The Institute for the Integration of Psychedelics & Consciousness (TIIPC). Foram 3 meses de práticas imersivas. 

 

Ainda nos Estados Unidos, atendendo ao chamado de compartilhamento trazido pela ayahuasca, escrevi o livro The Most Powerful Prayers of All Time, sob o pseudônimo Maia Daguerre. Nele, reúno as mais significativas orações de diversas culturas.

 

Voltei ao Brasil decidida a viver uma experiência ainda mais profunda, desta vez com os indígenas daqui. Minha primeira dieta xamânica aconteceu alguns meses depois, conduzida pelos Pajés Ashaninkas do Alto Juruá, no Acre, sob a supervisão de Benki Pyianko (uma das maiores autoridades brasileiras em medicinas da floresta). Passei dois meses morando na aldeia e sendo apresentada amorosamente aos seus segredos. 

 

Ao final da dieta, Benki me abençoou e convocou a servir a medicina para os não indígenas, o que fiz por muitos anos, em retiros transformadores que realizei no Rio de Janeiro e em São Paulo. 

 

Em busca de compreender e integrar o que haviam vivido, os participantes passaram a me procurar para atendimentos individuais. Foi assim que os retiros me levaram a iniciar a clínica terapêutica, fundada na escuta atenta e no uso de todos os saberes que eu puder acessar para cuidar de forma personalizada das questões que cada pessoa traz.

A psicologia transpessoal e a filosofia budista adicionam novas camadas

Para me aprofundar nas técnicas de escuta terapêutica e no entendimento da visão holística e sistêmica, fiz diversas formações em Psicologia Transpessoal na UNIPAZ/RJ. Na de Terapia de Vidas Passadas, aprendi as principais técnicas de regressão, que me ajudam a ampliar o espectro das questões trazidas à clínica.

 

Mas e o budismo? Muitas pessoas o associam a uma religião, mas ele é muito mais... é uma filosofia que transformou profundamente a minha prática clínica. Ao dissecar os mecanismos do funcionamento da mente, ele permite observarmos os fenômenos que acontecem na nossa vida com distanciamento e lucidez, sem sermos arrastados pelas emoções e pensamentos aflitivos.

 

Ele trouxe ancoramento aos meus processos de investigação espiritual, reduzindo as delusões que muitas vezes marcam os caminhos do sutil. 

 

Por ter essa importância, eu peço licença para contar um pouco sobre como budismo tibetano se instalou na minha vida e na minha clínica. 

 

Em 2016, com a vinda do professor americano Tenzin Wangyal Rinpoche ao Brasil, participei de uma série de cursos com ensinamentos da tradição Bohn, a mais antiga do budismo tibetano. O aspecto xamânico dessa tradição trouxe várias chaves para uma leitura ampliada das experiências trazidas pela ayahuasca.

 

No mesmo ano, participei do meu primeiro retiro de Vipassana, no Goenka Dharmma Center RJ. Foram 11 dias de meditação silenciosa. Repeti o mesmo retiro outras duas vezes em 2018 para aperfeiçoar as minhas práticas meditativas. 

 

Alguns meses depois, tive oportunidade de uma vivência em outra tradição budista: uma Imersão de Autocura Tântrica NgalSo com a Lama Caroline Gammon, em um retiro a bordo de um barco que percorreu rios do Pará e do Amazonas.

 

Fechei esse ano de intensa dedicação com o Retiro de Yoga dos Sonhos, conduzido pela Lama Tsering no Chagdud Gonpa Odsal Ling.

 

Em 2017, fiz uma viagem de 4 meses ao Nepal e à Índia para retiros no Kopan Monastery (Katmandu) e no Tushita Monastery (Dharamsala). Um deles foi conduzido pelo grande Lama Zopa Rinpoche. 

 

O Lama Alan Wallace, renomado professor e cientista, tornou-se um dos meus grandes mestres e me conduziu à tradição Nyngma, na qual firmei meus estudos e práticas. Com ele, fiz 4 retiros anuais entre 2019 e 2022, que me apresentaram ao Dzochen, a prática mais intensiva de treinamento tibetano de mente.

 

Em 2022, me especializei em Psicologia Budista em curso ministrado por Stela Santin, no Centro de Estudos Budistas Bodisatva Caminho do Meio de Viamão, no RS. 

 

O desejo de estar mais perto do mestre Lama Padma Santem, físico quântico por formação e fundador do CEBB, me levou a passar uma temporada morando nessa comunidade. Essa vivência, marcada por práticas diárias de retiros e ensinamentos, me aproximou das mais recentes descobertas da ciência quântica, mas também da filosofia ancestral dos iogues tibetanos. 


 

IMG_6188_edited.jpg

Meu percurso é assim: atravessado por múltiplos saberes, mestres e também por muitas pessoas que confiaram no que poderíamos fazer juntas a cada atendimento.

A Mettaterapia - Reencantamento da Vida é a síntese mais generosa que consegui formular sobre isso tudo para colocar a serviço de pessoas que queiram levar vidas mais plenas e felizes.

bottom of page